Vivenciar uma etapa do maior espetáculo ciclístico do mundo é uma experiência única! Agora imagina ver duas etapas onde o pelotão passará algumas vezes na badalada capital da “Côte d´Azur”. Em 2020, a etapa inicial ou “Grand Depart” e a 2ª etapa serão em Nice, num formato inovador que trará algumas novidades para quem assistir ao vivo. Parte do percurso terá algumas voltas pelo mesmo trajeto, ou seja, será um grande espetáculo para quem estiver nas ruas. Haverá uma etapa de média montanha com 170 km e outra de alta montanha com 190 km, passando por clássicas escaladas nos Alpes Marítimos como “Col de Turin” e “Col d´Èze”.
Além de assistir as etapas do Tour, Nice é uma cidade litorânea muito charmosa, com ótima gastronomia, praias baladalas e mar azul turquesa. Além disso, possui uma forte herança cultural com excelentes museus, como o Chagall e o Matisse.
Todo ano, a corrida de bicicleta que dá a volta na França, o Tour de France, altera seu trajeto. Há sempre uma disputa entre as cidades para sediar uma chegada ou largada do Tour, mesmo tendo que pagar altas cifras e arcar com todos os custos da infraestrutura, como alambrado, policiais, staffs. Estima-se que o valor pago para a organização do Tour para apenas uma largada ou chegada de etapa, seja em torno de Eur 80.000,00.
A A.S.O. (Amaury Sports Organization) é a empresa detentora do Tour de France e de diversos eventos esportivos, como o Rally Dacar, Maratona de Paris, e outras corridas de ciclismo ao redor do mundo, como a Paris – Roubaix e o Tour de Dubai. Também é a organizadora da mais desejada corrida de ciclismo para amadores, o “L´Etape du Tour”, onde cerca de 15.000 ciclistas amadores percorrem uma etapa do Tour de France. Neste ano as 15.000 inscrições esgotaram-se em apenas 2 dias, e para 2020 o local e data do “L´Etape du Tour” será divulgado somente em Outubro, quando abrem as disputadas inscrições.